15 fevereiro 2009

Cruzando a Rua Augusta

Noutra noite fui até a Rua Augusta para ir numa baladinha, tal foi meu espanto ao ver boom que sofreu o já point da cidade. Inúmeras casas noturnas, barzinhos e otras cositas mas que sugiram naquela região de nos últimos dois anos! Me impressionou o numero de pessoas - todas muito diversas andando pelas calçadas da rua em plena 1h da madrugada em busca de um lugar legal para ir curtir uma sexta a noite.

Vocës já pensaram nisso, como a Rua Augusta representa muito simbólicamente a cidade de São Paulo??? Pois é, de uma extremidade a outra ela carraga consigo marcas fortes da cidade. Começando pelo centro, temos ali uma boa demonstração da arquitetura antiga da cidade, seus personagens (prostitutas, cafetões, clientes, lojas especializadas em moda luxo das ruas, enfim, uma infnidade de coisas peculiares do local... Mais acima, se misturado com a grandissisima quantidade de casas da noite, bares, baladas cult e restaurantnhos, vamos chegando mais perto da Paulista, onde se encontra o Cine Unibanco, que por si já reune uma fauna interessante da cidade. E ali, logo acima está a impetuosa paulista - do lado esquerdo o vão com o MASP e o ralador da FIESP, do lado direito a baixada do tunel dos grafites para a Rebouças e Dr. Arnaldo. Como se fosse um respiro na subida da ladeira do multiculturalismo e diversidade da cidade... Um ar de mercado financeiro e grandes empresas e escritórios de advocacia, recheado com um pouco de arte e cultura dos centros culturais, cinemas, museus e feiras de domingo.

Seguindo a diante vamos adentrando a parte nobre da famosa rua, que ainda assim não é tão nobre assim, pois reúne lojas de marca mais ao final com bazares de ponta de estoque vendendo roupas por R$ 10.00. Uma verdadeira miscelânea, cheia de cores, cheiros e alegorias!

E tal não foi minha surpresa quando comentei com um novo amigo minha surpresa ao re-conhecer a nova Augusta quando ele falou do projeto que faz com alunos de um escola de elite em são paulo para traçar os extremos sócio-econômicos da cidade, que uma de suas alunas propos fazer um documentário sobre nada mais nada menos que a Rua Augusta! Achei incrivel a idéia e fiquei curiosa para saber o resultado. Estou certa de que bons personagens terão para dar vida ao filme.

Afinal, se tem uma coisa de que São Paulo é feita, é de personagens!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário