02 março 2009

Acerolas na Janela

Chegando do rio no sábado de madugada acendo a luz do quinta e lá está ela, a árvore de acerola do nosso quintal completamente vermelha, pingada assim de gotas rubras redondas e apetitosas. Juro que me emocionei de ver elas ali sorrindo para mim, naquela madrugada de calor encarolado e estrelas brilhantes no céu.

Isso me fez pensar nas almas que cada pessoa de cada lugar tem... Pois sim, os paulistas tem alma de paulista, os cariocas tem alma de carioca, os parisienses temm paris na alma, os novaiorquinos tambem tem a 5th avenue em si, e por aí vai. Cada um é sempre marcado pela pulsação que existe no lugar onde mora e isso fica marcado não somente no jeito de ser, mas no jeito de estar, no estado de espírito e relação que tem com a vida. Por exemplo, nós paulistas temos na alma uma pressa, uma exigência por exelência nos serviços e atendimentos e sobretudo uma constante busca por coisas a fazer... Ao passo que me parece que os cariocas tem impresso na alma uma jeito mais leve e despojado de levar a vida. Me lembro que quando era pequena ia a praia com meu pai, carioca, e ficava sempre impressionada como as pessas ias praticamente de biquini no busão do subúrbio até a praia - cerc de 1h30 de viagem. E iam de sunga, sem camisa ou biquini com saida de praia transparente numa boa! Fazendo um samba na caixa de isopor com a cerveja gelada... É como se para eles as coisas importantíssimas pudessem esperar até se terminar a gelada ou o mengão fazer o próximo gol. Me parece que nós paulistas falamos sempre com a cabeça, e a cabeça no lugar, enquanto os cariocas falam com o corpo e com o pé, afinal: "quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça e doente do pé!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário