15 abril 2009

E o contrato social?!

Quatro ou cinco funcionários da empresa concessionária de trens no Rio de Janeiro são filmados dando murros e chicotadas nos passageiros abarrotados nas portas que não fecham de um trem na estação de Madureira.

A cena é violenta, brutal e inadimissível!

São pessoas batendo gratuitamente em outras pessoas com tamanha violência, agressividade e ódio, como e estivesse frente a um mero saco de boxe. E eram pessoas!!! Pessoas que certamente acordaram de madrugada para ir ao trabalho, tendo que se deslocar da longinquo suburbio para as áreas nobres da cidade maravilhosa, e que não por escolha mas por necessidade tem que enfrentar o empurra-empurra do trem lotado numa situação de iminente insegurança. Uma maratona que pode levar horas a fio no começo e no fim do expediente.

E então, existe na plataforma das estações do suburbio do Rio, funcionários contratados, uniformizados e pagos para organizar e trazer segurança para os passageiroas, que, julgam-se com algum direito de bater nas pessoas que se aglomeram nas portas escancaradas dos trens. Ato, que pelo que mostra as imegens, parecem ser feitos com destreza e prática, sem um só traço de hesitação ou receio de ser visto.

Me chocou. Me deixou escandalizada. Me provocou indignação, muita indignação!
Como pode?
O que passa pela cabeça de um desses funcionários para fazer isso?
O que acontece no Rio de Janeiro que a brutalidade está tão a flor da pele?
E onde foi parar a ética das relações humanas que parece não mais constranger qualquer ação?

Estou profundamente tocada pelo o que vi. Foi chocante e feroz. Me mexe intimamente. Me mobilizou por dentro.

ISSO É UM ABSURDO E CABE AO GOVERNO DO RIO DE JANEIRO TOMAR PARA SI A RESPONSABILIDADE QUE LHE CABE PARA ASSEGURAR QUE ESSE TIPO DE ACONTECIMENTO NÃO SE REPITA NUNCA MAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário