26 abril 2009

Maricotas

Nos conhecemos desde que nossos sorrisos ainda eram de dente de leite. Colegas de classe na Escola Comunitária, nossa amizade perdura até hoje. Quando nos encontramos, o tempo passou, mas o carinho e a cumplicidade não. Nos conhecemos muito bem. Sabemos de tudo umas da outra. Amigas para toda a vida.

Juntas aprendemos sobre os índios do Brasil, sobre a doença de chagas, o teorema de Pitágoras e os clássicos gregos. Aprendemos também como é gostar de alguem, a beijar de língua, a ficar e a namorar. Jogamos queimada e handball, pulamos salto em distancia, corremos 100m e salto em altura.

Com elas fui pela primeira vez num bailinho, nas matinês na Pachá e nos bailes de carnaval dos clubes locais. Juntas fomos viajar em estudos do meio (Curitiba, Pirapora, Cidades Históricas), em férias e feriados. Dormíamos umas nas casas das outras, passando o fim de semana juntas conversando e rindo. Cantávamos Jackie Tequila e Green Day.

Época do Vestibular, estudamos juntas matemática, biologia, física... Fizemos nossas escolhas de curso: economia, medicina, marketing e relações internacionais. Olhamos o jornal ansiosas, torcendo umas pelas outras. Umas ficaram na cidade e outras se foram, umas passaram de primeira e outras estudaram mais um ano.

Então voltamos juntas para as festas juninas como ex-alunas, nos encontramos nos bares ou nas casas para contar das vidas e dividir os momentos. Sempre que possível, se encontrando e revivendo tantos momentos.

Uma delas já é mãe. Com o filhote no colo a vi chegando no shopping noutro dia. Meus olhos umideceram. "Agora somos grandes!", pensei. Ele tem a cara dela e é muito esperto. Sentamos para tomar um café. Ela ia contando das peripécias dele e da vida de mãe. As tias ficaram babando.

Outra faz residencia no HC de São Paulo. Eu achava que vinha para ficar umas semanas...Não, até 2011! Um reeencontro. Sem esforço ou cerimônia. Saimos juntas pelo menos 1 vez por semana. Bares novos, amigos novos, amizade antiga.

Outra é empreendedora. Abriu seu próprio negócio num dos shoppings da cidade. O sucesso foi tanto que agora tem duas lojas. Ela está sempre lá, fiel. Disponível para encontrar e agitar. Sua casa é a minha segunda morada. Seus pais, companheiros da minha história e para quem, de qualque lugar do mundo mando sempre um cartão-postal contando das minhas andanças.

Outra não vejo faz muito tempo. Está agora distante. Foi para Aracaju fazer medicina da família. Saudades!

Essas Maricotas guardo no coração. Que a gente esteja sempre perto nessa história de virar gente grande.

3 comentários:

  1. Amigo antigo é posto e é saída
    é o bem maior da vida...
    Se cuida
    Estamos sempre por aqui
    Elisa

    ResponderExcluir
  2. Valentine, não faço parte das Maricotas... nem poderia, porque tenho quase o dobro da tua idade... mas como "tia" postiça resolvi deixar esse comentário pra dizer que sou sua fã! Vc é uma garota incrível, bonita, com uma presença fantástica e um tudo de bom que me emociona! Curta muito a sua viagem, volte logo porque estamos com saudades! Esperamos vc no 5o. módulo do Profides... e que pena que vc não esteve presente no 4o., porque, de fato, muita coisa aconteceu nesse encontro. Não foi tudo, porque vc não estava lá! Deixamos então para que o tudo tivesse lugar no 5o. módulo, com vc junto da gente! Beijo grande, Cris

    ResponderExcluir
  3. Saudades de vc tb Vá...
    Bom saber que mesmo longe ficamos tão próximas em pensamento... A Li ta aqui comigo, muitas lembranças hj...
    bjão
    Ciça

    ResponderExcluir