08 março 2009

Conexão Borboleta

É no silêncio que muito acontece! Coisas tomam outras formas, formas tomam profundidade e se consolidam ou simplesmente perdem sua forma inicial para dar espaço para algo novo, único, especial. E assim são as borboletas. Estes seres mágicos que carregam em suas asas uma unicidade distintiva ao mesmo tempo em que tão bela e inspiradora para o mundo ao seu redor.

Em um processo lento e silencioso elas se transmutam de lagarta em casulo, e então em borboletas que logo lançam vôo levando consigo toda uma história de aprendizado e auto-desenvolvimento, a qual compartilham de forma leve, alegre e feliz em todos os lugares onde passam.

Quando ainda lagartas, são seres que se alimentam voraz e incessantemente, se nutrindo e se preparando por muitos dias para logo se recolherem em seu casulo, em um período de total introspecção e transformação química e fisiológica – em um período de silêncio e aconchego do ser que era, do ser que é e daquele em que se vai tornar.

Da crisálida surge a borboleta, um ser que agora tem sua forma final, sua missão e seu papel na natureza definidos. Um ser que sai ao mundo, indo de flor em flor, se nutrindo e levando consigo o melhor de cada uma – o néctar, o alimento dos deuses. Pequenas ou grandes, algumas mais coloridas outras menos, as borboletas levam ao vários jardins do mundo a vida, o recomeço e também o contínuo de um processo. Polinizando aqui e acolá, possibilitam o surgimento do novo, o desenvolvimento das espécies e também a perpetuação do que existe e é bom e belo.

Assim também são os jovens: se nutrem a partir das mais diferentes fontes, estudando, envolvendo-se com projetos, conhecendo pessoas, desenvolvendo idéias, as mais distintas e variadas o possível, para que com o tempo, à medida que amadurecem, façam suas escolhas com maior consciência e certeza, não somente com base nas experiências que tiveram, mas principalmente, de acordo com seus valores e seu ímpeto motivador.

Por isso, Conexão Borboleta é um encontro de líderes jovens que já identificam um desejo de servir ao mundo e que são convidados a procurar sua motivação e suas forças e talentos em si mesmos para fazer escolher conscientes dos próximos passos a serem dados rumo ao futuro.

Um novo estilo de liderança está surgindo: um líder que compreende os modelos atuais de liderança e sabe trabalhar com os recursos externos e com a mobilização de pessoas, mas também está conectado consigo mesmo e com o chamado do que o mundo está lhe pedindo, trabalhando para si e para o outro. O líder que serve apenas a si mesmo ou apenas ao outro está dando lugar a uma pessoa servidora de seus valores, que identifica seu chamado e trabalha em harmonia com ele.

"Neste momento, ao observarmos a condição do mundo, muitos de nós temos o desejo de servir ao mundo. Mas se nossa própria mente fica afetada pela condição do mundo, não podemos de fato servir ao mundo. Uma mente que está preenchida de raiva ou tristeza não é capaz de servir." Dadi Janki – BKSU


QUANDO: Abril 2009 (Brasil)
Junho (Grécia)

VEJA O CONVITE: http://invitation.conexaoborboleta.org/

2 comentários:

  1. Valentine,

    Passei por aqui em busca nutrição.
    Encontrei!

    Tenho me alimentado de iniciativas importantes e essa, sem dúvida, faz parte de um banquete.

    Um beijo,
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. cheguei a teu blog por causa da conexaoborboleta - uma amigona que esta indo pra grecia acaba de me mandar um mail do curso que havera la em junho. comecei a pesquisar e , como disse, cheguei a teu blog - e me identifiquei com a questao viajante e tambem palhaco em construcao que tambem sou. entao resolvi te contatar, mesmo porque estou passando um tempo em sao paulo e em busca de mim mesmo. pode me passar um contato teu para nos falarmos melhor? thomasbisinger@gmail.com

    ResponderExcluir