18 março 2009

Sucesso requer tanto sorte, muita prática e habilidade

Hoje estava lendo um livro sobre os Outliers, aqueles caras que fizeram alguma coisa fora da curva e foram muito bem sucedidos. No livro o autor fala sobre a importancia de se praticar muito para alcançar a excelência, maestria e sucesso em alguma coisa. Estima ele que cerca de 10 mil horas ao longo de 10 anos. Grandes mestres como Mozart, Os Beatles, Steve Jobs e Bill Gates, todos eles levaram esse tempo de muita prática e exercício até alcançarem o nivel reconhecido de sua expertise. Diz o autor ainda', que somente a inteligência não garante a esses gênios o sucesso que têm. É toda uma combinação de fatores como família, momento histórico, ancestralidade e sincronicidades que de fato atuam em favor do sucesso dos outliers.

É tempo a beça o que estamos falando aqui, mas é uma reflexão que muito me agrada, afinal acrdito sim que o sucesso e a maestria vem com muita prática combinada com as sincronicidades e oportunidades que a vida nos oferece. Coisas que quando estamos vivendo muitas vezes nem nos damos conta da amplitude e o impacto que vão ter nas nossas vidas no futuro, mas que já estão de algum modo agindo para ser o que devemos ser... Uma pessoa que se encontra, um filme que se vê, um livro que se lê ou um uma conversa que se tem, tudo isso são coisas que podem e estão mudando as nossas vidas a cada momento.

Isso me fez lembrar de quando morava na India. Já estava lá há mais de tres meses, trabalhando em uma organização social no Rajastão. Meu contrato com eles era por um ano e eu já naquele momento sentia que tinha outras coisas que gostaria de fazer e que lá não seria o local mais adequando. Numa viagem ao norte, em Dharamshala, onde mora o Dalai Lama e a comunidade fugida do Tibet, quando estava voltando do jantar com um amigo enquanto subia as escadas para o terraço do meu hotel, pensei comigo, assim por breves 5 segundos, "vou ter agora um encontro importante com uma pessoa". E assim foi, em frente a porta do meu quarto havia dois franceses conversando numa mesinha. Me sentei com eles e começamos a conversar. Logo descobri que eles também moravam no país há algum tempo a trabalho. Um deles trabalhando numa empresa de tecidos e o outro em um ONG internacional dedicada ao Microcrédito. Havia não mais do qe uma semana que tinha lido todo o material da ONG para a qual trabalhava o rapaz, por conta do seu trabalho inovador com as instituições de microcredito da India. E conversa vai, conversa vem, eu perguntei ao moço se na sua ONG eles não estariam com vagas abertas. Me disse ele, surpreso e feliz "acabei de divulgar ontem uma vaga para a área de comunicação, por que você não manda o seu CV"?! E assim foi que menos de um mês depois eu estava me mudando de cidade e assumindo um novo posto de trabalho justamente na área que me motivara a ir para India em primeiro lugar.

Que as coisas não acontecem por acaso nessa vida, isso tenho aprendido a cada dia. E cada vez mais tenho buscado é estar desperta para perceber quando as oportunidades me estão batendo na porta, pois sempre, de algum jeito uma coisa dentro da gente manda o sinal de que está na hora de mudar um pouco a direção do leme para deixar as velas na posição do sopro dos ventos.

Para quem se interessar:
Fora de Série - Outliers
Malcolm Gladwell
Ed. Sextante

2 comentários:

  1. Que assim seja, que cada um de nós possa estar atento para os sinais que as vezes chegam discretos e passam despercebidos.

    beijo,
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! Seguimos em frente!

    ResponderExcluir