27 dezembro 2009

Cidades divididas

Berlim, Nicosia, Jerusalem. O que essas cidades tem em comum? Sao ou foram cidades divididas, separadas em si mesmas.

Aqui em Berlim, me dou conta de que nesse ano visitei essas tres cidades que tem em comum essa marcante caracteristica. Uma marca, passada ou presente, que deixa todo o seu povo, sua arquitetura, sua cultura e a imagem que o mundo tem delas, marcada.

Aqui me relembro novamente do poder que as pessoas unidas tem, para fazer a mudanca que querem e precisam no seu mundo. Aqui em Berlim, foi assim que o muro veio abaixo e so assim. Depois de 28 anos, quando as tantas pessoas ja tiveram sido morta tentando atravessar as fronteiras impostas pela ganancia por controle, e tantas outras morreram mortas pelo sistema, quando a vida tornara-se quase insuportavel, milhares de pessoas foram juntas as ruas da parte leste da cidade para gritar por liberdade e para fazer acontecer. E conseguiram, no dia 09 de Novembro de 1989.

Isso me faz crer ainda mais que as pessoas de Israel e de Cyprus e das outras cidades que ainda tem seus povos divididos e apartados, facam por onde para que a repressao e a intolerancia acabe. Que facam cair os muros (internos e externos) que tao desumanamente impedem ou coibem a circulacao das pessoas, a troca de informacoes, a manifestacao e regeneracao da vida.

Igual, o encontro em Copenhagen, me fez concluir que a mudanca verdadeira vira com cada um de nos e a nossa capacidade de nos auto-organizarmos em comunidades conscientes e influentes por nossa integridade, valores e perseveranca.

Da minha parte, continuarei a construir comunidades por onde passar e com quem estiver, cada vez mais conscientes e profundas, com intereza e capazes de agir prontamente as mudancas do nosso tempo, para que elas sejam como nos queremos que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário